sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ecosciências: um espaço de encontro e intercâmbio




O Ecosciências é o primeiro projeto criado no âmbito do Departamento de Serviço Social que possui uma interface interdisciplinar, interdisciplinar e interdepartamental com o tema das questões socioambientais e as dimensões político-econômico-sociais e institucionais que as envolvem.


Como desdobramento dos desastres socioambientais presentes no Estado de Santa Catarina, principalmente no Vale do Itajaí privilegiou, a partir de 2008, a realização de um conjunto de atividades, pesquisas sobre a temática Meio Ambiente, Sociedade, Desenvolvimento e Desastres Socioambientais, razão pela qual se constitui um grupo que realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática.

O Ecosciências se propõe continuamente a pesquisar o estado da arte no debate, bem como atuar em pesquisa de campo, relacionada à prevenção  e atenção àqueles(as) que se encontram suscetíveis  aos fenômenos  naturais e as consequências da relação entre sociedade e natureza, relacionadas à água, em especial, concernente aos eventos hidrometeorológicos – chuvas, raios e vendavais – e impactos sociais oriundos de vivência de enchentes e inundações em zonas urbanas e rurais em  municípios brasileiros.

Os membros vinculados ao Ecosciências dedicam-se ao estudo dos diferentes grupos pertencentes às classes subalternas expostos às perdas, aos danos, e ao sofrimento decorrente da degradação ambiental, manifesta inclusive em situações de desastres.

O tema dos desastres pouco espaço ocupava as discussões acadêmicas brasileiras e a iniciativa deste grupo, no âmbito do Serviço Social,  possuiu um caráter inovador. Projetos de Pesquisas foram elaborados; disciplinas foram criadas no âmbito do Curso de Graduação e Pós-Graduação sobre o tema. Posteriormente foram sendo identificadas outras iniciativas que pautaram o debate das Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.


Nenhum comentário: