sexta-feira, 10 de junho de 2011

Artigo: A Educação Ambiental e sua interlocução com o pensamento de Karl Marx


V ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA 11, 12, 13 E 14 de abril de 2011 – UFSC – Florianópolis – SC – Brasil

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INTERLOCUÇÃO COM O PENSAMENTO DE KARL MARX

Letícia Soares Nunes
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFSC

Rosana de Carvalho Martinelli Freitas
Núcleo de Estudos Estado, Sociedade Civil, Políticas Públicas e Serviço Social/UFSC

O objetivo deste artigo é apresentar algumas contribuições da teoria marxista para se (re)pensar a Educação Ambiental (EA) e sua inserção no atual contexto da sociedade capitalista. A EA constitui-se em um novo campo de saber que objetiva formular respostas teóricas e práticas aos desafios colocados pela crise “socioambiental global”, esta última suscita o aprofundamento do debate sobre educação, sociedade e meio ambiente. A EA no Brasil foi regulamentada como política pública em 1999. Como parte do processo educativo mais amplo, afirma-se nesta política que todos têm direito à EA, incumbindo, inclusive ao Poder Público promovê-la em todos os níveis e modalidades de ensino. Pesquisadores de diversas áreas de conhecimento vêm demonstrando que a EA no âmbito escolar ocorre através de projetos pontuais e extracurriculares, centrado numa educação individualista, buscando mudanças comportamentais e a formação de novos hábitos “ambientalmente corretos e sustentáveis”, predominando uma visão naturalista (positivista, cartesiana). Inicialmente contextualiza-se a produção de conhecimento e as diversas vertentes acerca da temática EA, identificando-se as convergências ou não, que conduziram as práticas e reflexões políticas e pedagógicas disseminadas no país. Em seguida, destaca-se a contribuição marxista para se pensar a EA, tendo como principais autores Marx, Chesnais, Foster e Loureiro. Finalmente, indicam-se os limites e os desafios para o desenvolvimento da EA à luz do marxismo e, portanto para a transformação da relação entre sociedade e natureza.

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